A carpa-húngara é uma espécie de carpa (Cyprinus carpio) conhecida pela sua rusticidade, rápido crescimento e capacidade de adaptação a diversas condições de água e temperatura. É uma espécie onívora, ou seja, alimenta-se de plantas, insetos e outros pequenos animais, o que a torna fácil de criar em diversos sistemas de piscicultura.
A carpa-húngara tem construção robusta, com brilho dourado escuro mais proeminente em sua cabeça. Seu corpo é adornado com grandes escamas conspícuas que são muito brilhantes. Tem grandes barbatanas peitorais e uma barbatana dorsal afilada que desce os últimos dois terços do corpo, ficando progressivamente mais alta à medida que se aproxima da cabeça da carpa. Suas barbatanas caudal e anal podem ser de bronze escuro ou lavadas com tom alaranjado de borracha. A boca da carpa é virada para baixo, com dois pares de barbilhões, sendo os do fundo maiores.
Embora tolerante à maioria das condições, prefere grandes corpos de água lenta ou parada e sedimentos vegetais macios, incluindo água salobra ou com pouca oferta de oxigênio. Como cardumes de peixes, prefere estar em grupos de cinco ou mais. Vive naturalmente em climas temperados em água doce ou ligeiramente salobra com pH de 6,5 a 9,0 e salinidade de até cerca de 0,5%] e temperaturas de 3°C a 35 °C . A temperatura ideal é de 23°C a 30 °C, com a desova começando em 17°C a 18 °C ; sobrevive facilmente ao inverno numa lagoa congelada, desde que alguma água livre permaneça abaixo do gelo. As carpas são capazes de tolerar água com níveis muito baixos de oxigênio, engolindo ar na superfície.
Classificação Científica do Tambaqui:
Na Europa Ocidental, a carpa é cultivada mais comumente como peixe esportivo, embora haja um pequeno mercado como peixe alimentar.[47][48] Na China, Coreia e Japão, o cultivo de carpas ocorreu já no Período Yayoi (c. 300 a.C.–300 d.C.).[49] A carpa contribuiu com cerca de 4,67 milhões de toneladas em escala global durante 2015-2016, representando aproximadamente 7,4% da produção total de pesca continental. A tonelagem anual de carpa comum produzida apenas na China, para não mencionar os outros ciprinídeos, supera o peso de todos os outros peixes, como a truta e o salmão, produzidos pela aquicultura em todo o mundo. Cerca de três milhões de toneladas são produzidas anualmente, representando 14% de todos os peixes de água doce cultivados.. A China é de longe o maior produtor comercial, respondendo por cerca de 70% da produção de carpas.